Pesquisar este blog

domingo, 14 de maio de 2017

Maria Fernanda



Nome: Maria Fernanda Meireles Correia Dias

Atividades: Atriz, diretora, radioatriz e apresentadora

Áreas: Cinema, teatro, rádio e TV

Nascimento: 27/10/1928, Rio de Janeiro/RJ

Carreira: 1947-2004

Papel marcante: Dona Sinhazinha de Mendonça, em "Gabriela" (novela, 1975)

Relacionamentos: Foi casada com o diretor Luiz Gallon (1956-1963), um filho: Luiz Heitor Fernando Meireles Gallão; e com o ator e produtor Oscar Araripe (1963-1968).

Nota: Aposentada. Filha da poetisa Cecília Meireles e do pintor Fernando Corrêa Dias. Seu filho Luiz Heitor nasceu em 1959.

11 comentários:

Modaire disse...

Francamente escrevendo, eu tenho por de mais saudade da atriz Maria fernanda, ela me marcou quando assistir a telenovela "Gabriela", portanto eu queria saber o porquê de pouca memória sobre tão agradável e atuante atriz, porém, a tenho dentro da minha mente e do meu coração!

Anônimo disse...

Que bom que ainda está viva!
E bem que poderia estar atuando..
Um de seus destaques foi em DONA BEIJA; e ela era bem assustadora - já na seguinte (MANIA DE QUERER) ela mostrava mais simpatia.
Até irei pesquisar mais atualidades sobre ela.

Rodrigo

Anônimo disse...

Pelo visto sua ultima atuação foi em 2204 mesmo.
Estava vendo coisas recentes dela, quase nada.
Ela estava com um processo na justiça (que iniciou há tempos): onde parece que NÃO AUTORIZAVA A USAREM UM POEMA DE SUA MÃE NUM PARQUE. Há alguns sites que abordam isso.
Lembro dela em CARLOTA JOAQUINA (PRINCESA DO BRAZIL). Um marco no cinema nacional (onde parece que DESCENDENTES DE QUEM ERA MOSTRADO NO FILME SE OFENDERAM COM A PARÓDIA LÁ FEITA). E era engraçado mesmo. (Rodrigo)

MARIO GORDILHO disse...

Agradecemos a participação, caro Rodrigo. A atriz é realmente grande e única. Há informações de que, devido a problemas da saúde em decorrência da idade avançada, ela não está em condições de atuar. Uma pena, e que tenha longa vida!

Valdeci M Silva disse...

não me canso de ver no you tube cenas da Novela Gabriela 1975 - um marco na Televisão Brasileira. Nunca uma novela reuniu tantos astros e estrelas numa mesma novela.
Além da elegância, linda voz, Maria Fernanda dava força em seus personagens.
Somente para lembrar, ela trabalhou também nas Novelas O grito, Nina, Pai Heroi na Globo. Depois disso fez alguns trabalhos na manchete.
Fico muito triste quando a Televisão dar por esquecidos grandes Atrizes. e Heloisa Mafalda ?

DILCE disse...

Maria Fernanda fez seu primeiro personagem no Teatro do Estudante, criado e dirigido por Pascoal Carlos Magno, como OFÉLIA, na peça HAMLET, em 1947/1948. Eu estava lá, também..

Irani Martins disse...

Sr. Mario Gordilho, quero parabenizá-lo por seu trabalho. O sr. está homenagiando uma das grandes atrizes que colaborou com a construção das tele novelas. Eu tenho 65 anos de idade e a tenho como os jovens de hoje tem seus idolos; não menospresando nenhum artista, entretanto, vivemos no planeta descartável, mas além de tudo ela tem uma linhagem histórica... Ela é muita historia.

Irani Martins disse...

Quero parabenizar o sr. e dizer que estou muito feliz por ver essa singela homenagem que sua pesquisa oferece assa tão grande atriz que me ajudou a abstraí da realidade quando precisava. Parabéns ao sr. e a sra. Maria Fernanda.

Irani Martins disse...

Quero parabenizar o sr. e dizer que estou muito feliz por ver essa singela homenagem que sua pesquisa oferece a essa tão grande atriz que me ajudou a abstraí da realidade quando precisava. Parabéns ao sr. e a sra. Maria Fernanda.

MARIO GORDILHO disse...

Muito Obrigado, Irani!

Abração.

ADEMAR AMANCIO disse...

Me lembro dela em Gabriela.