Pesquisar este blog

sábado, 12 de agosto de 2017

Isis de Oliveira (II)



Nome: Ivete Savelli

Atividades: Atriz, radioatriz, cantora e locutora

Áreas: Rádio

Nascimento: 18/03/1922, Niterói/RJ

Óbito: 06/05/2013, Niterói/RJ

Causa óbito: Natural

Carreira: 1937-1979

Papel marcante: Maria Helena de Juncal / Sóror Helena da Caridade, em "O Direito de Nascer" (radionovela, 1951-1952)

Outros créditos: Ísis de Oliveira (II)

Relacionamentos: Viúva do letrista, compositor e locutor Jairo Argileu do Carmo e Silva 'Jairo Argileu' (194?-197?).

Nota: Aposentada. Ex-secretária do Diretor-Geral da Rádio Nacional, Victor Costa (1941-1944).

15 comentários:

joana disse...

Ela continua tendo uma voz maravilhosa no alto dos seus 89 anos. É tudo de bom ouvilá cantar: "Fica sempre um pouco de perfume nas maos de quem oferece rosas..."

nilton disse...

NA REALIDADE ISIS DE OLIVEIRA RADIO-ATRIZ DE RENOME NACIONAL, DEIXOU UM GOSTINHO DE "QUERO MAIS" PARA TODOS OS SEUS FÃS QUE ATÉ HOJE, TENHAM A IDADE QUE TIVEREM, CONTINUAM FIÉIS A CARISMÁTICA ISIS. AMORE MIO, QUE MEXEU COM TODO O BRASIL .O SEU NOME É SINÔNIMO DE SENTIMENTO. DE ARTE.PRECUSSORA DA QUEBRA DE TABUS DESTAS MULHERES MARAVILHOSAS E QUE DEIXOU PARA SEUS DESCENDENTES, ARTE IGUAL, DE SEREM MULHERES DE VERDADE E DE CULTUAREM AMOR EM TODAS AS SUAS EXPRESSÕES E NUANCIAS.PARABÉNS POR ABRIR CAMINHO PARA TANTOS OUTROS QUE VIERAM ENGRANDECER O TEATRO BRASILEIRO. MAIOR FORÇA DO SENTIMENTO HUMANO. VIDE SUAS INESQUECÍVEIS INTERPRETAÇÕES, QUE MARCOU TODA UMA GERAÇÃO.

Madrasta do Texto Ruim disse...

Foi ela quem gravou músicas e algumas narrações de historinhas da coleção Disquinho, que foi produzida nos anos 1970?

Madrasta do Texto Ruim disse...

o nome dela aparece em alguns créditos da coleção, mas tem muita gente que a confunde com a irmã da Luma de Oliveira...

joana disse...

Um de seus grandes papeis, nao citado aqui, foi a Helena do Direito de Nascer, radionovela da Radio Nacional dos ans 50.

http://youtu.be/xUjfFY4BgwY

joana disse...

Muito querida, Ivete já tem 90 anos, mora em Niterói, e ainda nos brinda com sua linda voz, sim a voz continua linda e límpida! Nilton tem razão "ISIS DE OLIVEIRA RADIO-ATRIZ DE RENOME NACIONAL, DEIXOU UM GOSTINHO DE "QUERO MAIS"" como atriz.

joana disse...

http://youtu.be/xUjfFY4BgwY


Década de 50.
http://photos1.blogger.com/x/blogger/6389/3514/320/979966/PAULOGRA.jpg
- A Rádio Nacional do Rio de Janeiro inicia a transmissão da novela O Direito de Nascer, do cubano Félix Caignet. Com Paulo Gracindo e Ísis de Oliveira nos papéis principais, a novela se constituindo em um dos maiores sucessos populares radiofônicos de todos os tempos.

PAV disse...

Prezado Mário, parabéns pelo ótimo Blog, que proura homenagear os grandes talentos brasileiros, como é o caso desta grande atriz a Isis de Oliveira.
Eu havia enviado um comentário,anteriormente, motivado pela proximidade de mais um aniversário da Isis; porém, revisando-o, eu percebi que cometera um engano, onde escrevi Cauê Filho, trata-se de Altivo Diniz.
Para facilitar, abaixo, estou tornando a enviá-lo, já com as devidas correções:

Isis de Oliveira, uma das mais notáveis radioatrizes de todos os tempos, estará completando 91 anos, no próximo dia 18 de Março de 2013, em Niterói (RJ), onde nasceu em 18/03/1922, e continua residindo.
Seu nome de batismo é Ivete Savelli, viúva de Jairo Argileu (famoso locutor), não teve filhos; e graças a Deus, está bem de saúde, e a sua belíssima voz se mantém inalterada.
Em 2011, a cantora Marion Duarte, lançou um novo álbum, que contou com a participação especial da querida radioatriz; nele a Isis de Oliveira, declama em duas lindas faixas: "As Aparências Enganam" (Tunai e Sérgio Natureza) e "A Galeria do Amor" (Agnaldo Timóteo) com voz límpida e muito bela, aos 89 anos.
Isís de Oliveira ingressou na rádio nacional (RJ) em 1941, junto com o seu colega de teatro amador em Niterói, o radioator Altivo Diniz, após vencerem um concurso de novos talentos, comandado por César Ladeira.
Sua estréia foi na novela "Em Busca da Felicidade" em junho do mesmo ano; onde, também, outra futura estrela, com apenas sete anos de idade, dava os seus primeiros passos no rádio brasileiro, a nossa querida Daisy Lúcidi.
Mas, foi em janeiro de 1951, interpretando a Maria Helena de Juncal, na novela "O Direito de Nascer" de Felix Cagné, ao lado do excelente e inesquecível Paulo Gracindo (Alberto Limonta), que a nossa Isis de Oliveira, alcança definitivamente o estrelato.
A novela foi um mega sucesso, e durou até setembro de 1952, onde, também, brilharam os excelentes radioatores, Yara Salles (Mamãe Dolores) e o Saint-Clair Lopes (Dom Rafael).
Isís de Oliveira, permaneceu na rádio nacional (RJ) até, o ano de 1972, quando se aposentou, para concluir o curso de Direito; então, afasta-se do rádio para exercer a nova atividade profissional de advogada.
Porém, em 1974, aceita um convite para retornar, desta vez, como contratada da rádio Tupi (RJ), onde permanece fazendo radioteatro, até 1979, quando se afasta em definitivo.
Isis de Oliveira teve uma carreira brilhante, sendo uma das mais festejadas, admiradas e aplaudidas da "Era de Ouro do Rádio", também, foi uma campeã de correspondências, que eram enviadas a radio nacional por ouvintes de todos os recantos do país, bem como, do exterior.

Atenciosamente,
Abraços,
Paulo A. Ventura
(Niterói)


Unknown disse...

QUERO NOTIFICAR A INTERNAÇÃO AOS 91 ANOS DE IDADE DA NOSSA ETERNA RADIOATRIZ "ISIS DE OLIVEIRA",NUM HOSPITAL DE NITERÓI,EM ESTADO CRÍTICO,PARA QUE SEUS FÃS DE TODO O BRASIL POSSAM TOMAR CONHECIMENTO E ORAR POR ELA, QUE ATÉ O DIA DE SUA INTERNAÇÃO ENCONTRAVA-SE LÚCIDA E COM A PERSONALIDADE A ELA PECULIAR, INCLUSIVE MANTENDO-SE A LINDA VOZ,QUE HOJE ENCONTRA-SE "CALADA" AOS NOSSOS OUVIDOS, MAS ETERNIZADA EM NOSSAS MENTES E EM NOSSOS CORAÇÕES.

PAV disse...

06 de Maio de 2013

Hoje,
calou-se uma voz única
e de beleza inigualável.
Voz que encantou,
várias gerações
de ouvintes de rádio.
Uma voz,
que era pura emoção
na arte de dizer um texto.
Uma voz,
que era alma e coração
de tão doce,
clara,
límpida
e alvissareira...
a voz de ÍSIS DE OLIVEIRA!
de: Paulo Alberto Ventura

Hoje, 07/05/2013, as 16h00min. no cemitério do santíssimo (Maruí - Niterói), familiares, amigos e admiradores despediram-se desta artista notável, glória fulgurante da era de ouro do radioteatro a inesquecível Ísis de Oliveira.
Artista e mulher de trajetória irrepreensível, como poucos, cumpriu com louvor sua missão neste mundo, que, fica bem mais triste sem ela.
Descanse em paz, querida Ísis... que a nós, caberá exaltar a sua memória e a honra de havê-la conhecido!
P.A.V. (Niterói)

Anônimo disse...

Sobre Ísis de Oliveira:

Devo dizer, que jamais esquecerei de sua linda voz, como jamais esqueci de uma personagem interpretada por ela numa antiga novela de rádio, que se chamava "Cristina Dartel".
O nome da novela ficou perdido no tempo, mas, sua voz e interpretação, estão indeléveis na minha memória afetiva.
Quanto a pessoa humana sensível, afetuosa e gentil, da Sra. Isis de Oliveira, eu me lembrarei enquanto viver!
Grato,
José Acosta (Icaraí)

Anônimo disse...

AGNALDO TIMÓTEO REVERENCIANDO "ISIS DE OLIVEIRA"
"ETERNA TITIA IVETE"

O CÉU SE ALEGROU COM A SUA PRESENÇA.!

http://videos.r7.com/agnaldo-timoteo-canta-sucessos-no-balanco-geral-rj/idmedia/518abc0c0cf236eff5fe0e8a.html

Anônimo disse...

OUÇAM PELA EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO, QUE REUNE AS RADIOS ESTATAIS DO BRASIL A VOZ INCONFUNDÍVEL DE "ISIS DE OLIVEIRA" E SUA TRAJEGÓRIA NA VIDA ARTISTICA

http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/05/morre-isis-de-oliveira-um-dos-grandes-nomes-do-radioteatro-brasileiro

Anônimo disse...

Fiquei triste em saber que Isis de Oliveira tinha falecido.
Gostaria também de ter notícias de outra atriz, de voz igualmente belíssima e versatilidade ímpar.
Por onde anda Neida Rodrigues?
um abraço

ericina reis disse...

Ela tinha a voz mais bonita que ouvi em toda minha vida...