Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Ruthinéa de Moraes



Nome: Ruthinéa Moraes da Silva

Atividades: Atriz, radioatriz, diretora, bailarina e produtora

Áreas: Cinema, teatro, rádio e TV

Nascimento: 01/06/1930, Rio de Janeiro/RJ

Óbito: 24/07/1998, São Paulo/SP

Causa óbito: Infarto

Carreira: 1957-1998

Papel marcante: Néia, em "Vitória Bonelli" (novela, 1972-1973)

Outros créditos: Ruthinéia de Moraes, Rutinéa de Moraes, Rutinéia de Moraes, Ruthineia de Moraes, Rutinea de Moraes, Rutineia de Moraes, Ruthinea de Moraes, Ruthnéa de Moraes, Ruthnea de Moraes, Ruthnéia de Moraes, Ruthneia de Moraes, Ruthinéa de Morais, ou Ruthinea de Morais

Relacionamentos: Foi casada com um jornalista (1947-1958), um filho; com o ator João José Pompeo (1961-1976), dois filhos: André, e a atriz Sílvia Pompeo; mais um terceiro casamento (1976-1977); e pela quarta vez com o iluminador Abel Kopansky (1978-1987).

Nota: Formada em Letras e em Arte Dramática.

Um comentário:

Fran disse...

Infelizmente algumas atrizes são completamente desconhecidas pelas novas gerações, apesar de seus inegáveis talentos e de terem desenvolvido carreiras importantes nas artes cênicas brasileiras esse é o caso da grande Ruthinéia de Moraes. Enquanto aqui no Brasil ninguém sabe quem foi Ruthinéia; no México uma atriz extremamente parecida com Ruthinéia chamada Maria Rubio é lembrada e respeitada no mexico como a "Odete Roitman" mexicana ou Catalina Creel a vilã do tapa olho de Cuna de Lobos (no Brasil "Ambição") cujo ultimo capitulo parou todo o Mexico. Enquanto isso aqui no Brasil, Ruthinéia só fazia pequenos papeis e nunca fez nada importante como sua sósia mexicana e ainda morreu esquecida. Ruthineia de Moraes e Maria Rubio belo exemplo de atrizes muito parecidas e talentosas e o respeito q cada uma mereceu em seu Pais..