Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Araçary de Oliveira



Nome: Arassary de Oliveira

Atividades: Atriz

Áreas: Cinema e teatro

Nascimento: 01/12/1933, Fortaleza/CE

Óbito: 2005, São Paulo/SP

Causa óbito: Desconhecida

Carreira: 1951-1975

Papel marcante: Ana Paula, em "Tocaia no Asfalto" (filme, 1962)

Outros créditos: Araçari de Oliveira, Aracari de Oliveira, Arassari de Oliveira, Arassary de Oliveira, ou Aracary de Oliveira

Relacionamentos: Foi casada com o cineasta Lima Barreto (1954-1959), um filho: Filipe.

Nota: Afastou-se da mídia.

Um comentário:

Faroeste disse...

Senhores,

Havia visto um documetário sobre Lima Barreto e sua saga para construir o formidável O Cangaceiro/53.
Neste documentário o soube casar-se, depois de feito o filme O Cangaceiro/53, com alguém com o nome parecido com Araçary de Oliveira.

Assistindo mais uma vez ao bom Tocaia no Asfalto/62, do Pires, vi o nome desta moça no elenco e recordei que ele não me era estranho. Alguma coisa atinente a Lima Barreto me atirou a conferir no Google. E eis que eu estava certo. Fora, de fato, casada com o irrequieto e brigão, mas muito bom, cineasta.

Não era uma mulher nem linda e nem de talento especial. Ao contrário até. Era meio feinha e observei que não era dotada de vocação à interpretação. Isto por algumas cenas de Tocaia onde a captei não dotada desta vocação.

Mas, enfim, um lampejo que resultou numa certeza. Viveu bastante a Araçary ou Arassary, tendo nascido em 1933 e falecido em em 2005. Em épocas que não se tinha vida muito longa ela viveu 72 anos, apenas 4 anos a menos que seu ex-esposo Lima Barreto.

jurandir_lima@bol.com.br