Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Suzana Negri



Nome: Suzana Maria Negri da Silva

Atividades: Atriz e radioatriz

Áreas: Teatro, rádio, cinema e TV

Nascimento: 19/11/1916, Rio de Janeiro/RJ

Óbito: 14/04/1979, Rio de Janeiro/RJ

Causa óbito: Desconhecida

Carreira: 1929-1966

Papel marcante: Germana, em "Ciúme" (peça teatral, 1946)

Outro créditos: Susana Negri

Relacionamentos: Foi casada com o cenotécnico (chefe de carpintaria) Elias Contursi (1953-1957), um filho: José Jorge.

Nota: Afastou-se da mídia. Filha da atriz Maria Lina (Maria Lima Negri) e de Oscar Silva.

Site: http://obscurofichario.com.br/fichario/suzana-maria-negri-da-silva/

5 comentários:

jose jorge Contursi disse...

Sou filho de Suzana negri e fiquei muito contente em saber que um pouco de sua memória foi preservada. Ela faleceu em 14/04/1979. Agradeço de coração a quem colocou disponível essas informações.

MARIO GORDILHO disse...

Olá, caro José Jorge. Muito obrigado pelo contato e informação. Se puder nos passar mais dados sobre a atriz Suzana Negri, como data e local de nascimento e se você teve irmãos. Abração. Mario Gordilho.

jose jorge Contursi disse...

Olá Mário, agradeço mais uma vez por vc disponibilizar informações sobre meus pais. Meu pai Elias contursi era cenotécnico (chefe de carpintaria) e não cenografo, aliás junto com luciano trigo, foi um dos melhores da sua época. Os cenários das pecas da tonia carreiro eram feitas por ele e sua equipe. Em muitas outras, em pareceria com luciano trigo, que era mais dedicado as pecas da dulcina de Morais. Eu nasci em outubro de 1954 e não pude acompanhar o auge das carreiras deles como gostaria, mas mesmo assim me deixaram importantes lições. Meu pai alem de exímio profissional, era um lider da categoria, sendo um dos fundadores da união dos carpinteiros teatrais. Lutava por melhores condições de trabalho e as vezes trabalhava de graça, contanto que a companhia contratasse profissionais para várias funções. Já naquela época o lucro era o foco principal e pessoas eram apenas pecas nesse jogo. Com sua morte em 24/10/1969 a entidade foi incorporada pela casa dos artistas e não sei se ainda existe. Ja minha mãe, comecou a trabalhar aos 13 anos e sempre viajando muito,
pois o teatro naquele época era itinerante, como o circo. As vezes ela me contava que não tinham dinheiro pra pagar os hotéis e tinham que deixar objetos empenhados. Mesmo assim foi autodidata nos estudos, ja que as viagens não permitiam matrícula em escola formal. Conseguiu estudar inglês e francês, apenas com livros e forca de vontade. Umas das poucas pecas em que a vi atuando foi my fair lady, com bibi ferreira e paulo Autran, onde o diretor era americano e ela se comunicava com ele em inglês. Ela se aposentou com mais de 40 anos de carteira assinada, sendo tb tida como uma das principais atrizes de sua época. Memória é uma das coisas importantes na formação da cidadania por isso o parabenizo por este resgate que é extensivo a muitos outros grandes técnicos e artistas e que hoje são completamente desconhecidos. Posso agora mostrar para meus netos como os bisavós deles honraram sua profissão e que qualquer semelhança será mesmo genética. Meu e-mail e jcontursi@gmail.com se precisar de mais alguma informação. Gratidão.

jose jorge Contursi disse...

Complementando, sou filho único e a data do nascimento da minha mãe está correra. Obrigado. Abcs

MARIO GORDILHO disse...

Muito grato, José Jorge.

Já ajustado.

Abraço.