Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Yara Amaral



Nome real: Yara Silva do Amaral

Atividades: Atriz e produtora

Áreas: Cinema, teatro e TV

Nascimento: 16/09/1936, São Paulo/SP

Óbito: 31/12/1988, Rio de Janeiro/RJ

Causa óbito: Asfixia por afogamento

Carreira: 1965-1988

Papel marcante: Joana Flores, em "Fera Radical" (novela, 1988)

Outros créditos: Iara Amaral

Relacionamentos: Namorou com o cineasta Luís Fernando Goulart (1969-1971). Foi casada com o cineasta Luís Fernando Goulart (1971-1975), dois filhos: Bernardo e João Mário; e com o ator e produtor Walter Marins (1975-1982).

Nota: Formada em Arte Dramática. Faleceu, juntamente com sua mãe D. Elisa do Amaral Silva, vítima de afogamento no naufrágio do barco Bateau Mouche IV, no reveillon de 1988 para 1989. Registrou-se o óbito da atriz às 5:30 h da manhã do dia 01/01/1989, sendo que pelas testemunhas a morte da atriz se deu poucos minutos antes da meia-noite do dia 31/12/1988. Nome de casada: Yara Amaral Goulart.

5 comentários:

Anônimo disse...

LUCIANO LYRA disse...
Sem querer ser injusto com as demais, também consideradas, 'grandes atrizes'... Considero Yara Amaral a maior atriz de nosso país!!! Seu olhar expressivo, dizia mais que dez páginas de texto! Em tempo; faz bem relembrar e manter VIVA sua memória!!! Fica conosco, a profunda, eterna e dolorida saudade!!! - Luciano Lyra - Brasília - DF
3 de novembro de 2012 16:32

Anônimo disse...

YARA ERA UMA ATRIZ DE DRAMA E DE TEATRO ISSO SE NOTA PELO SEU OLHAR FORTE NAS SUAS ATUAÇOES , DEU VIDA A FAMIGERADA JOANA FLORES, A MAIOR VILÃ DO HORÁRIO DAS 18hs desde 1988 nada mais nada menos ,,ERA UMA GRANDIOSA ATRIZ PREMIADA COM 3 MOLIÉRES , O PRÊMIO MÁXIMO DO TEATRO BRASILEIRO !!!!
A RESPEITO DE SEU DESAPARECIMENTO TÃO ESTÚPIDO E INACEITÁVEL ,ATÉ HOJE , OS JORNALISTAS NA ÉPOCA DISSERAM " YARA FOI ROUBADA DE NÓS !!!" FOI UMA PERDA IRREPARÁVEL ...
8 de março de 2015 23:54

Anônimo disse...

... Uma baita artista mesmo!
Tendo tal epílogo trágico (mais um exemplo em nosso país).
Lembro de manhã ao acordar, numa casa de veraneio que tinha com a família na REGIÃO DOS LAGOS (RJ): escutei na tv dizendo que ela seria uma das vítimas.
E mais chocante (até me arrepio) ao ver uma imagem na REVISTA MANCHETE dos filhos apontando na direção onde o barco afundou.
Impossível esquecer a cena de sua morte em FERA RADICAL (há até em espanhol em sites de vídeos), pois a novela passou em outros países: inclusive na DINAMARCA.
Ela costumava dizer que UMA ONDA A LEVARIA. Sinistro mesmo.
Pelo menos foi uma grande atriz e contribuirá para sempre no mundo artístico.

Rodrigo
15 de janeiro de 2016 19:42

Anônimo disse...

a novela CORREU MUNDO A FORA,, Tamanho foi o sucesso foi exibida em mais de 30 países, como Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Canadá, Espanha, Grécia, Guatemala, Nicarágua, Rússia, Suíça e Turquia sem falar na AMÉRICA LATINA. Se Yara estivese viva veria seu reconhecimento mundial alcançado e muitos outros bons papéis que iam render bons frutos de seu talento na tv mas o destino escreveu outro roteiro ,um final injusto pra carreira dela, É DIFICIL ACEITAR E SEGUIR em frente sem a Yarinha
12 de junho de 2016 13:21

Anônimo disse...

Parece que quando novelas nossas passam no exterior, artistas que nestas atuaram GANHAM DINHEIRO (ou recebem alguma coisa): neste caso a MARIA LUCELIA SANTOS estaria rica/pois A ESCRAVA ISAURA foi a que passou em mais países. Onde FERA RADICAL também enriqueceria quem atuou.

* E deve ter passado no URUGUAI, pois lá a maioria nossa está na TV uruguaia: quando estive em 1999 vi 3 produções nossas (QUEM É V., LABIRINTO: TORRE DE BABEL).